Você acompanha as notícias?
Uma pergunta curiosa talvez. E pode ficar tranquilo, eu não vim aqui dizer que você precisa acompanhar mais as notícias ou algo do tipo, só vim contar a história de quem não olha notícias nos últimos cinco anos. Eu mesma, e pretendo que esse número só aumente com o passar do tempo.
Jordan Peterson, psicólogo e escritor, não olha notícias desde 1985, nem TV ele possui. Nicholas Nassim Taleb, escritor, não acompanha as notícias há décadas. Certamente é possível encontrar muitos exemplos desse tipo. De pessoas que, ao meu ver, são extremamente esclarecidas, desenvolvidas, conscientes, e não escutam as notícias diariamente. Eu não acompanho jornais e canais de notícias há uns cinco anos, nem eu, nem meu marido. Em casa temos TV apenas na sala. Nosso quarto não precisa de televisão porque foi feito para dormir. Nos dois primeiros anos que moramos juntos, meu marido quis que tivéssemos um pacote de TV a cabo que transmitisse jogos de futebol. Dei o benefício da dúvida para ele e tivemos alguns canais durante dois anos. Praticamente não olhávamos e sozinho ele percebeu que era um desperdício de dinheiro e de espaço (para mim o aparelhinho da TV a cabo poderia ser plenamente substituído por espaço vazio, que é muito mais agradável em cima do nosso móvel de TV). Meu marido também não acompanha notícias e como bônus deixou de ver os jogos de futebol que olhava apenas por um hábito que não era dele e que ele nem gostava porque os jogos eram quase sempre ruins. Quando nos mudamos de apartamento, foi só a TV, com a possibilidade de olhar alguns streamings. Assim permanecemos atualmente. Com uma TV, sem nenhum canal, sem olhar nada de notícias. Também não olho sites, não sigo páginas de noticiários no Instagram e deletei meu Twitter faz tempo (na minha opinião se tornou a rede social mais chata e carregada de negatividade que eu já vi).
Não acompanhar as notícias não trouxe nada de ruim para a minha vida, pelo contrário, eu acho que só me fez bem. Há silêncio na minha casa, o que permite que eu me concentre no que estou fazendo sem ter aquele ruído chato e constante de uma TV ligada em algo que ninguém está prestando atenção. Eu tenho tempo para fazer atividades cotidianas e necessárias, como manter a casa organizada e aceitavelmente limpa, porque não tenho nenhum compromisso ou necessidade em acompanhar as notícias. E uma vantagem que eu considero enorme, eu tenho tempo para ler. Sem olhar TV, temos bastante tempo (e silêncio) para sempre ler várias páginas de manhã, depois do almoço ou antes de dormir. Posso garantir, que trocar a TV por um livro (por mais medíocre que seja a sua leitura) vai te ajudar muito mais a ser um ser humano melhor. O hábito da leitura a longo prazo é extremamente compensador, é só ganho, é aprendizado a todo instante, é evolução pura e simples. Esses dias meu marido me disse “Obrigado por me ajudar a perder meus hábitos ruins e me tornar ‘viciado’ em ler e fazer exercício físico”. Essa gratidão é muito valiosa para mim, porque no caso dele eu sei que já é um caminho sem volta. Depois que evoluímos para um certo patamar, depois que percebemos que estamos melhores com alguns pequenos hábitos diários, não queremos voltar atrás, não queremos retroceder. Hoje em dia eu realmente acho que tudo que a gente consegue vendo as notícias é atrair negatividade. E quem quer isso para a própria vida? A vida já tem capacidade de apresentar dificuldades, não precisamos complicar mais.
Isso quer dizer que nunca olho TV? Não, mas eu olho com propósito de entretenimento e de forma muito pontual e consciente, dando o devido valor ao meu tempo.
Faça um teste e reflita se os noticiários te ajudam ou te atrapalham. E se a resposta for negativa, te convido a trocar por uma boa e tranquila leitura.