Você é uma criatura de hábitos?

10/7/2022

Eu sou uma criatura de hábitos. Amo minha rotina. Para mim ela é extremamente satisfatória. O que não quer dizer que eu não gosto de sair da rotina eventualmente. Eu gosto, mas talvez eu goste porque sei que vou ter uma rotina meticulosamente pensada para mim para voltar depois de tentar coisas diferentes. Rotinas são maravilhosas, elas tiram da nossa mente a dúvida e a ansiedade de não saber o que fazer. Descansar é importante também. Mas ter rotinas baseadas em ação deve ser o predominante na agenda de cada um. Ninguém chega a lugar nenhum se ficar só fazendo nada. Nada gera mais nada. E os hábitos, quando bem pensados e planejados, geram benefícios irreversíveis.

A alguns anos atrás, comecei a acordar mais cedo. Meu motivo para isso era basicamente o silêncio. Minha personalidade é do tipo introvertida, então muitas vezes, barulho demais, caos demais, me perturbam um pouco. Eu queria silêncio para ler meu livro tranquilamente, para planejar meus dias, para escrever minhas histórias sem interrupções, para estudar e aprender coisas novas com calma. Então decidi que iria acordar cada vez mais próximo das cinco horas da manhã. O mais difícil para mim não era o acordar, mesmo que não fosse tão natural de início, se eu coloco um despertador eu vou acordar. Não, o difícil para mim era ir dormir cedo. E claro, como sempre estou muito atenta a minha saúde no geral, eu não poderia deixar de pensar na qualidade do meu sono. Logo, para acordar cedo eu tinha que dormir cedo. Descobri que funciono muito bem de manhã. Que apesar de ser quieta e não falar muito nas primeiras horas do dia, eu acordo muito mais feliz quando acordo cedo. O que se “perde” tentando criar o hábito de dormir e acordar cedo, como por exemplo a maioria das festas e socializações (geralmente as pessoas fazem isso mais tarde, quando já estou tentando dormir), essa “perda” para mim não se compara com a sensação maravilhosa que eu tenho quando acordo cedo, faço minha rotina tranquilamente e na metade da manhã já fiz muitas coisas que são importantes para mim e para o meu estilo de vida. O que funciona para mim é o que é, não precisa ser igual a ninguém. Acordar mais cedo com certeza foi um hábito que revolucionou minha vida.

O autor do livro Hábitos Atômicos, James Clear, escreveu que para criar um bom hábito precisamos seguir quatro leis comportamentais, precisamos tornar nossos hábitos claros, atraentes, fáceis e satisfatórios. Para tornar o meu hábito de acordar cedo mais claro eu usei minha agenda para determinar minha intenção. Determinei na minha agenda digital sempre o horário que eu iria dormir e o horário que eu iria acordar (durante os 365 dias do ano). Além disso, ativei a função sono do celular para que ele me avisasse meia hora antes do meu horário de dormir, incluindo o rastreamento das minhas horas de sono (para me certificar que eu estava dormindo o suficiente). Tornei meu hábito atraente, associando a algo que eu gostava de fazer, por isso minha rotina da manhã envolve fazer um café puro, sentar no sofá e ler meu livro. Assim, eu acordo com vontade de levantar para passar esse momento com minha leitura. Tornei meu hábito mais fácil preparando meu ambiente. Por exemplo, não tenho TV no quarto, assim nem tenho a opção de “enrolar” quando vou deitar cedo. Meu celular tem a função soneca desativada, para que isso nem seja uma escolha e eu levante imediatamente. Quando o hábito de levantar se tornou mais difícil (e haverão momentos e ciclos em que isso acontecerá) eu tento colocar meu despertador mais distante, para levantar e desligar. Por fim, para tornar meu hábito de acordar cedo mais satisfatório ele faz parte da minha lista de hábitos rastreados e todos os dias que eu acordo entre o intervalo das 5 horas e 6 horas da manhã, eu marco meu quadrinho desse hábito no meu planner. É uma pequena, mas recompensadora, satisfação. Ao longo do tempo eu fui criando toda uma rotina matinal específica para mim, baseada nessa única mudança de acordar mais cedo. Eu acordo, guardo meu carregador de celular, vou ao banheiro, escovo os dentes, hidrato meu rosto, vou para a cozinha e tomo um copo de água, volto para o quarto e arrumo minha cama, volto para cozinha e faço café (ou meu marido faz enquanto arrumo a cama), com meu café e livro em mãos, sento no sofá e leio, por muito ou pouco tempo dependendo da tarefa que vem depois. Essa rotina é muito boa para mim e já se tornou automática, não importa aonde eu esteja. O que não quer dizer que ela não falha nunca, mas quando ela falha, no dia seguinte ou no outro eu já estarei retornando para ela. Com esse hábito, meu sono virou prioridade, e minha vida é melhor por causa disso. Tudo fica melhor quando eu acordo cedo e faço minha rotina matinal. Ela me traz tranquilidade.

E você, tem alguma rotina que não vive sem? Algum hábito que mudou totalmente a sua vida para melhor? Ou gostaria de ter e não sabe como? Comece acordando um pouquinho mais cedo para ler livros sobre melhores hábitos e veja o que acontece.